O que é uma seguradora?
Uma seguradora é uma empresa que oferece serviços de proteção financeira aos seus clientes, em troca de pagamento de uma taxa ou prêmio. Seu papel é emitir apólices de seguros e, em caso de sinistro cumprir os termos da indenização prevista nessa apólice.
Quem é o consumidor?
Toda pessoa física e jurídica que contrata ou utiliza a solução ou o serviço.
O que é a negativa de cobertura?
É um cenário no qual o sinistro ocorrido não é coberto pelo seguro contratado.
O que é limite de indenização?
É o valor máximo a ser pago pela seguradora em decorrência de um ou mais sinistros ocorridos durante a vigência da cobertura do contrato.
Quem é o representante de seguros?
É a pessoa que assume a responsabilidade de promover, ofertar e distribuir produtos de seguros em nome de uma sociedade seguradora, de forma não eventual e sem vínculos de dependência. Sempre atuando em conformidade com as legislações e normas aplicáveis.
O que é a vigência do contrato?
A vigência é o intervalo de tempo durante o qual está em vigor o contrato de seguro.
É obrigatório disponibilizar a informações completas e de forma transparente?
O vendedor do seguro deve informar ao consumidor, de maneira clara e antecipada, todas as condições do contrato, incluindo a cobertura, preço, indenização, prazo de vigência, casos de exclusão e como proceder em caso de sinistro. Essas informações devem ser fornecidas no momento da venda, por meio de um discurso e de materiais de comunicação.
E se o consumidor se arrepender?
O consumidor pode desistir do seguro até 7 dias após a compra, sem precisar dar nenhum motivo, e receber o valor total pago de volta. Isso é chamado de "direito de arrependimento". Para exercer esse direito, basta entrar em contato com o canal de atendimento ao cliente da seguradora.
O que é Susep?
A Superintendência de Seguros Privados é o Órgão Regulador responsável pela autorização, controle e fiscalização dos mercados de Seguros, Previdência aberta e Capitalização.
O que é endosso?
O endosso é um documento emitido pela seguradora durante a vigência do seguro, com o objetivo de modificar, alterar ou transferir informações do contrato inicial. Ele serve para atualizar as condições do seguro, levando em conta as mudanças que ocorreram desde a contratação inicial.
O endosso do seguro deve ser comunicado à seguradora
Caso exista alguma alteração ou dado que deva ser modificado (endossado) no Seguro contratado, o segurado deve entrar em contato com a seguradora para receber orientações necessárias.
O que são condições gerais?
As condições gerais são um conjunto de cláusulas que se aplicam a todas as modalidades e/ou coberturas de um plano de seguro. Elas estabelecem as obrigações e os direitos das partes contratantes, ou seja, do segurado e da seguradora.
Qual a vigência da cobertura do Seguro?
A vigência da cobertura do seguro é o período que começa no primeiro dia de cobertura do risco contratado e termina no último dia, às 24 horas. Essas datas devem estar disponíveis nos documentos entregues ao segurado na contratação do seguro.
Qual a vigência do contrato de Seguro?
A vigência do contrato de seguro é o período que vai da emissão da apólice (ou assinatura da proposta de adesão) até o fim da cobertura contratada.
Quais são os principais modelos de distribuição de seguros?
• Representação de Seguros (Resolução CNSP 431/2021)
• Estipulação de Seguros em Grupo (Resolução CNSP 434/2021 e Art. 801 do Código Civil)
Quais são as definições para Rateio?
O rateio é a condição do contrato em que o segurado assume parte dos prejuízos quando o valor do risco declarado é menor do que o valor em risco apurado no momento do sinistro. Em alguns casos, podem ocorrer situações em que o valor em risco apurado é maior do que o limite máximo de indenização ou do que o valor em risco declarado. Nessas situações, pode haver um rateio dos valores. É importante ter uma métrica para ilustrar essas situações.